sexta-feira, 16 de maio de 2008

Dia do que? de quem? hã?

Olá pessoas "humanas", demorei mas postei, rs
Essa semana foi complicada, muitos afazeres, mas finalmente chegou sexta!
Bom essa semana começou no dia 12(semana - segunda à sexta) e termina (obviamente) no dia 16. Semana que tivemos algumas datas importantes. Exemplo, segunda, dia 12, alguém sabe que dia foi? hmmm, tudo bem, vamos ao nosso calendário...
12/05 - Dia dedicado a escrava Anastácia.
13/05 -
1881 – Nasceu o escritor Lima Barreto. 1888 – A Princesa Isabel decreta a abolição da escravatura no Brasil. 1950 – Nasce o cantor e compositor Stevie Wonder. 1984 – Criado o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo.
14/05 - 1835 – Os líderes da Revolta dos Malês são fuzilados no Campo da Pólvora, em Salvador, na Bahia. 1909 – Nasce o artista Arthur Bispo do Rosário.
15/05 - 2008 - Dia de roda na Filhos de Ghandi.
16/05 -
1990 – Morre o ator, cantor e bailarino Sammy Davis Jr.
É, quanta data que ninguém sabe que existe, pra falar a verdade acabei de ter conhecimento de algumas. Mas a mais engraçada é que dia 13 é considerado "Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo" - E funciona tanto que, decidiram esquecer de vez o racismo, a data, e tudo? Acredito que essa data não seja comemorativa, tenho mais como uma data de protesto(como diz o canto de um capoeira, "Princesa Isabel, a liberdade do Negro só está no papel).
Hoje, o assunto nos jornais e televisão é: 100 anos de Imigração Japonesa, acho justo, pois esse povo também sofreu com guerras, mas e a nossa comunidade? e quem construiu o Brasil? não vale ser lembrado com 120 anos de uma suposta libertação?
Para ter uma ideia do tamanho do buraco, essa semana, justamente no dia 13 o meu Mestre e Contramestre do Grupo Filhos de Ghandi, Nei, questionou algumas crianças se alguma professora tocou no tema ou ensinou algo sobre o dia, a resposta de todos foi "não", e senão o Mestre dizer, eles não saberiam, ou lembrariam. Depois de toda essa indignação eu pergunto, ainda existe preconceito? existe cultura? existe um povo brasileiro?
Axé

*datas retiradas do site www.portalafro.com.br


2 comentários:

Unknown disse...

vc poderia falar mais sobre a revolta do malê?!

bambu disse...

Obrigado por comentar Sueli, prometo que farei uma pesquisa sobre o assunto e em breve postarei aqui.
Até mais